quinta-feira, 7 de março de 2013

Mas, afinal, pra serve a Sociologia?


Hoje vivemos - no começo do século XXI - num mundo profundamente preocupante, porém repleto das mais extraordinárias promessas para o futuro. É um mundo inundado de mudanças, marcado por enormes conflitos, tensões e divisões sociais, como também pelo ataque destrutivo da tecnologia moderna, ao ambiente natural. Mesmo assim, temos possibilidades de controlar nosso destino e moldar nossas vidas para melhor, de um modo inimaginável para as gerações anteriores.
Como esse mundo surgiu? Por que nossas condições de vida são tão diferentes daquelas de nossos pais e avós? Que direção as mudanças tomarão do futuro? Essas questões são a principal preocupação da Sociologia, um campo de estudo que consequentemente tem um papel fundamental na cultura intelectual moderna.
A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
A maioria de nós vê o mundo a partir de características familiares a nossas próprias vidas. A Sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos e por que agimos como agimos. Ela nos que aquilo que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro, pode não ser bem assim e que "dados" de nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais. Entender os modos sutis, porém complexos e profundos, pelos quais nossas vidas individuais refletem os contextos de nossa experiência social é fundamental para a abordagem sociológica.
(O que é Sociologia... por Anthony Giddens In: Sociologia. Porto Alegre: Artmed ed. 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário